segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Reunião do Polo Xucurus foi realizada em Minador do Negrão

Por: Carlos Mendes

Representantes do Polo Sindical Xucurus estiveram reunidos, na sexta-feira (03), nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Minador do Negrão. O evento, contou, ainda, com a participação do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), Genivaldo Oliveira da Silva, e do secretário de Finanças da entidade, Florisval Guedes Filho. Na pauta do dia, vários assuntos importantes foram amplamente discutidos, a exemplo da Marcha das Margaridas, que vai acontecer no ano que vem em Brasília.

A reunião foi aberta pelo presidente do STTR local, Pedro Correia Filho, que agradeceu a presença de todos. Antes de passar a palavra para o presidente da Fetag, Genivaldo Oliveira, ele disse que ninguém chega a lugar nenhum sozinho e em tom de brincadeira, colocou que até para nascer se precisa de ajuda. 

Genivaldo Oliveira aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos primeiros meses da sua gestão como presidente da Fetag/Alagoas. Outro assunto, também, lembrado, se tratou, basicamente de alguns eventos que estão sendo organizados, já para o ano que vem como Marcha das Margaridas, Grito da Terra Brasil, Grito da Terra Nordeste e Grito da Terra de Alagoas.  

O Polo Xucurus tem novo coordenador

Por unanimidade de votos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Minador do Negrão, Pedro Correia Filho, foi eleito o novo coordenador do Polo Xucurus. Para a secretaria, foi indicada a representante de jovens do STTR de Palmeira dos Índios, Dilma Beltão; A tesouraria vai ficar com Elizângela Rodrigues Português, do STTR de Major Izidoro; como coordenador de jovens, o escolhido foi o representante de Chãn Preta, Antônio Ferreira dos Santos, e como secretária de mulheres, a presidente do STTR de Paulo Jacinto, Janaina Ribeiro de Oliveira.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Polo Xucurus se reúne no dia 3 em Minador do Negrão

Por: Carlos Mendes

Os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar do Polo Xucurus estarão se reunindo no próximo dia três, no município sertanejo de Minador do Negrão. Durante a realização da última reunião do ano, vão serem discutidos assuntos relacionados à classe trabalhadora, bem como um breve relato das ações que foram desenvolvidas durante o ano de 2010.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Minador do Negrão, Pedro Correia Filho, o dia será especial. “Estamos de braços abertos para receber todos os companheiros do Polo Xucurus e até mesmo de outros Polos”, disse Pedro Correia.

O evento deverá contar, também, com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

STTR: Nova diretoria é empossada

Por: Carlos Mendes

A Nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Major Izidoro, foi empessada, no domingo (21), diante de uma mutidão, que lotou as depêndencidas do Espaço 3 M. O evento foi aberto pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva.

Estiveram presentes a solenidade de posse, a secretária de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Rilda Maria Alves Jesuino, o presidente da comissão eleitoral do STTR de Major Izidoro e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Minador do Negrão, Pedro Correia Filho; Florisval Guedes, secretário de Finanças da Fetag, Idevilson Alves, presidente do STTR de Olho Dágua das Flores; Ronaldo Medeiros, deputado eleito este ano; Jorge Bernardo, líder sindical de Palmeira dos Índios; Tenente Reinaldo Oliveira; Ib Pita, funcionário do Banco do Brasil e líder político do Partido dos Trabalhadores em Major Izidoro, além do ex-prefeito Doca Alves e vereadores do município.

A nova diretoria é formada por José Maurício Pereira da Cunha, como presidente; vice, Ana Lúcia Bernardo da Silva; Secretária geral, Elizângela Rodrigues Português Silva, Suplente, Salvador Praxedes de Medeiros; Secretário de finanças, Joelma de Araújo Farias, Suplente, Josevaldo Nascimento de Barros; Coordenadora de mulher, Maria Etelvina da Silva, Suplente, Clotildes Terto da Silva; Coordenador de jovens, Claudilene Cordeiro dos Santos, tendo como suplente, Ana Perla Silva de Oliveira.

CONSELHO FISCAL - 1º Conselho fiscal, Maria Cleide Canuto da Silva, Suplente, Marizete da Conceição; 2º Conselho fiscal, Antônio Benedito Soares, Suplente, José Terto França; 3º Conselho Fiscal, Manoel Bispo Alves e Suplente, José Barros de Lima.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reunião do Polo Xucurus aconteceu em Quebrangulo

Por: Carlos Mendes

Foi realizada na sexta-feira (29), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, mais uma importante reunião do Polo Sindical Xucurus. Estiveram presentes, representantes dos STTRs de Palmeira dos Índios, Major Izidoro, Paulo Jacinto, Minador do Negrão, além Maria Cícera Miranda e da Coordenadora de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Maria Aparecida da Silva (Cida de Ouro Branco).

Durante a reunião foram discutidos assuntos importantes, a exemplo da participação das mulheres do meio social, seja na política ou como líder no meio rural. A Marcha das Margaridas, que acontece no próximo ano, foi colocada em discussão pela Secretária de Mulheres da Fetag, Maria Aparecida da Silva. Ela disse que a ida da mulher alagoana a Brasília participar da Marcha será de fundamental importância para o engrandecimento do movimento.

O projeto do governo federal, denominado de “Minha Casa Minha Vida”, foi questionado durante reunião, haja vista as dificuldades enfrentadas pelas lideranças para conseguir o enquadramento das familiares carentes. Para os participantes, a falta de informação e as constantes mudanças no projeto têm dificultado ainda mais o bom andamento das ações do governo, principalmente no interior do estado.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Paulo Jacinto, Janaina Ribeiro de Oliveira, falou sobre a Previdência Social. Segundo ela, apesar dos avanços, a muito que fazer para melhorar.

Outros assuntos relacionados a setores internos do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais foram amplamente discutidos.

Ao final da reunião, a presidente Maria Betânia Gomes agradeceu a participação de todos e disse que o STTR de Quebrangulo está de portas abertas para receber os companheiros do movimento.

Terceira Idade

Em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG), a diretoria do STTR de Quebrangulo, através da presidente Maria Betânia Gomes, realiza, no próximo dia 11, na sede da instituição, o I Encontro Regional da Terceira Idade do Polo Xucurus. Para este evento, os organizadores esperam contar com a participação de representantes de todos os sindicatos que compõem do Polo Xucurus.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Maurício é eleito com 505 votos contra 183 do segundo colocado

Por: Carlos Mendes

Duas chapas concorreram às eleições do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Major Izidoro. A chapa um teve como candidato o atual presidente José Maurício Pereira da Cunha e vice Ana Lúcia Bernardo da Silva. Já a chapa dois, liderada por Elisandra Soares de Melo e vice Genilza Ferreira Souza.

Segundo o que informou o presidente da comissão eleitoral, Pedro Correia Filho, o pleito ocorreu dentro daquilo que já se esperava. Apesar de alguns pequenos problemas, mas tudo se revolveu sem que houvesse maiores transtornos.

Givaldo Vitório Teles, secretário de Organização e Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, também representou o presidente da entidade, Genivaldo Oliveira da Silva. Outro representante da Fetag e que permaneceu durante todo tempo no local de votação, foi o assessor jurídico, João Antônio.

De acordo com o resultado da eleição, a próxima diretoria da STTR, terá como presidente José Maurício Pereira da Cunha; Vice, Ana Lúcia Bernardo da Silva; Secretária geral, Elizângela Rodrigues Português Silva; Suplente, Salvador Praxedes de Medeiros; Secretário de finanças, Joelma de Araújo Farias; Suplente, Josevaldo Nascimento de Barros; Coordenadora de mulher, Maria Etelvina da Silva; Suplente, Clotildes Terto da Silva; Coordenador de jovens, Claudilene Cordeiro dos Santos e Suplente, Ana Perla Silva de Oliveira.

O conselho fiscal foi definido assim; 1º Conselho fiscal, Maria Cleide Canuto da Silva; Suplente, Marizete da Conceição; 2º Conselho fiscal, Antônio Benedito Soares; Suplente, José Terto França; 3º Conselho Fiscal, Manoel Bispo Alves e Suplente, José Barros de Lima.

Confira o resultado por urna:

Urna I
Chapa I, 131
Chapa II, 45
Brancos, 5
Nulos, 5


Urna II
Chapa I, 139
Chapa II, 42
Brancos, 2
Nulos, 4


Urna III
Chapa I, 91
Chapa II, 37
Branco, 4
Nulos, 4


Urna IV
Chapa I, 144
Chapa II, 57
Branco, 1
Nulos, 7


Total de votos
Chapa I, 505
Chapa II, 183
Brancos, 12
Nulos, 20

Leonardo Correia visita STTR de Major

O presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios, Leonardo Correia, acaba de chegar às dependências do STTR de Major Izidoro, para acompanhar o andamento da eleição.

Após cumprimentar o presidente da comissão eleitoral, foi recebido pelo secretário de Organização e Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Givaldo Vitório Teles, além do assessor jurídico da Fetag, João Antônio. 

Após a recepção, Leonardo Correia visitou os locais onde as urnas foram instaladas, nas dependências do STTR.

Começa eleição do STTR de Major Izidoro


Duas chapas concorrem às eleições do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Major Izidoro. A chapa um tem como candidato o atual presidente José Maurício Pereira da Cunha e vice Ana Lúcia Bernardo da Silva. Já a chapa dois, é encabeçada por Elisandra Soares de Melo e vice Genilza Ferreira Souza.

De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Pedro Correia Filho, o pleito transcorre de forma pacífica.  Teve início no horário previsto. Os trabalhos se encerram às 17 horas.
Mais informações, daqui a pouco.

Confira as duas chapas
CHAPA I

Presidente, José Maurício Pereira da Cunha
Vice, Ana Lúcia Bernardo da Silva
Secretária geral, Elizângela Rodrigues Português Silva
Suplente, Salvador Praxedes de Medeiros
Secretário de finanças, Joelma de Araújo Farias
Suplente, Josevaldo Nascimento de Barros
Coordenadora de mulher, Maria Etelvina da Silva
Suplente, Clotildes Terto da Silva,
Coordenador de jovens, Claudilene Cordeiro dos Santos
Suplente, Ana Perla Silva de Oliveira

CONSELHO FISCAL

1º Conselho fiscal, Maria Cleide Canuto da Silva
Suplente, Marizete da Conceição
2º Conselho fiscal, Antônio Benedito Soares
Suplente, José Terto França
3º Conselho Fiscal, Manoel Bispo Alves
Suplente, José Barros de Lima

CHAPA II

Presidente, Elisandra Soares de Melo
Vice, Genilza Ferreira Souza
Secretário geral, João Camilo da Silva
1º Secretário, Renulfo Belarmino Cavalcante
Secretário de Finanças, Pedro Barbosa de Lima
1º Secretário, José Alexandre de Almeida

CONSELHO FISCAL

Pedro Barros França
Ana Maria Silva de Melo
Ezequias Arcanjo de Lima
SUPLENTES
Vicente José dos Santos
José Alves de Farias
José Galdino dos Santos

COMISSÃO DE MULHERES

Lourença Tenório da Rocha
Maria do Socorro da Silva

COMISSÃO DE JOVENS

Janimeire da Silva Lima
Josefa Liberato da Silva

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eleição do STTR de Major Izidoro

A eleição do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Major Izidoro, acontece nesta segunda-feira (25, a partir das 8 horas e término às 17 horas.

Edital de convocação

O Presidente da comissão eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Major Izidoro, Pedro Correia Filho, no uso das suas atribuições legais, vem convidar os trabalhadores e trabalhadoras rurais filiados ao sindicato e com suas mensalidades em dias, para participar da eleição desta instituição sindical, que ocorrerá segunda-feira, dia 25 de outubro de 2010. O início da votação será a partir das 8 horas e término às 17 horas. 

Dilma Beltão da Silva
1ª Secretária

Pedro Correia Filho
Presidente da comissão eleitoral

Major Izidoro, 21 de outubro de 2010  

domingo, 19 de setembro de 2010

José Maurício: Honestidade e Trabalho

Está será a futura casa de apoio
Por: Carlos Mendes

Nascido em 10 de junho de 1964, na comunidade denominada de sítio Curral Novo, área rural do município sertanejo de Major Izidoro, José Maurício Pereira da Cunha, é o terceiro filho do agricultor José Simplício da Cunha e da dona de casa Natalícia Pereira da Cunha.

Desde sendo, ainda aprendendo as primeiras palavras na escola, já demonstrava o interesse e o amor pelo trabalho do campo. Como todo adolescente, parte do dia se dedicava a estudar e o restante do tempo, ajudava, juntamente com os demais irmãos, o pai nas tarefas do dia a dia.

Adulto, casou-se com a Quitéria Maria dos Santos, com quem tem cinco filhos e dois netos. Márcio Santos, Márcia Cristina, Mardone Henrique, Marciely Kévia e Maria Vitória, além dos netos. A família é, na verdade, aquilo que se pode dizer, de fonte de inspiração para este sertanejo, de personalidade forte e determinado em defender dias melhores para todos.

Com a finalidade de ajudar a desenvolver a região, em meados de 1996, conseguiu algo quase que impossível, onde poucos sabiam o que na verdade era movimento social. Mesmo diante das adversidades enfrentadas pela gente humilde do Sertão, Maurício não baixou a cabeça e entrou de vez nos movimentos sociais, se tornando presidente da Associação Comunitária de Moradores do Sítio Curral Novo.

Os resultados logo começaram a aparecer. Em pouco menos de seis meses da sua gestão, conseguiu, junto ao PAP, um programa do governado Federal, 1.200 metros de eletrificação, uma máquina batedeira de feijão, uma máquina para produzir alimentos para animais, cisternas, além de um terreno, doado por um morador da comunidade, para construir a sede da associação.

Pouco menos de dois anos de ter assumido a associação do Sítio Curral Novo, junto com um grupo de amigos, fundou e presidiu a Central das Associações Comunitárias do Município de Major Izidoro. Ao longo da sua gestão, muito se conseguiu em prol da sociedade. Por tratar as coisas com honestidade e seriedade, foi convidado a fazer parte do Conselho Municipal da Saúde, Conselho de Desenvolvimento da Agricultura, além de ter sido integrante, também, do Fórum de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Como diz os mais velhos, tudo tem seu dia e sua hora. Esse dia chegou. Em 19 de março de 1997, a convite de amigos, se filiou no quadro de associados do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Major Izidoro. Seis meses depois, foi eleito secretário da instituição.

Já no ano de 2000, se afastou das atividades do sindicato para concorrer a uma das cadeiras da Câmara Municipal de Major Izidoro, mas não conseguiu o número de votos suficientes para se eleger. Frustrado com o resultado nas urnas, José Maurício Pereira da Cunha, voltou a se dedicar ao movimento dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais.

Em 2004, com apoio de um grande número de associados, de amigos do movimento e da família, foi eleito presidente da casa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, sendo reeleito, para mais um mandato, no ano de 2007, onde vem desenvolvendo ações e beneficiando a classe trabalhadora.

As conquistas alcançadas pela diretoria do sindicato, através do seu presidente, não param de acontecer. Para se ter uma idéia do trabalhando que vem sendo realizado ao logo dos anos, basta fazer um comparativo com as gestões passadas.

Logo que assumiu o sindicato, Maurício tratou, em regime de urgência, fazer uma grande reforma no prédio da instituição, colocando cerâmica em todos os cômodos, trocou o madeiramento, retelhou e fez o revestimento com gesso, bem como uma reforma geral nos banheiros, e a compra de todo mobília, incluindo cadeiras mais confortáveis para o salão de reunião.

Com o avanço da tecnologia, se fez necessário, com recursos da própria instituição, comprar computadores, impressoras e instalar internet para facilitar os trabalhos da casa. Recentemente, um computar equipado com internet foi instalado no salão de reunião para auxiliar os filhos de associados nas pesquisas escolares.

Pensando no bem estar dos associados, principalmente aqueles que residem em localidades distantes da zona urbana, e que, muitas das vezes, precisam pernoitar na cidade, para no dia seguinte, viajar para outros centros com a finalidade fazer exames, foi adquirido, mas uma vez, com recursos próprios, uma casa. O imóvel pertenceu a uma associada. O local, após a reforma, vai se transformar num grande centro de apoio para os associados.

Para garantir conforto e tranqüilidade, a casa de apoio será dotada de toda infra-estrutura necessária, para assim, cumprir com o seu papel social. Dentro do projeto, está incluído uma sala de TV, cozinha, quartos equipados com camas e ventiladores, banheiros masculinos e femininos. A diretoria trabalha com o intuito de entregar a casa dentro do mais breve espaço de tempo possível.

Numa reunião ocorrida recentemente, na sede do STTR, José Maurício, aproveitou a oportunidade para dizer aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, que graças à luta do sindicato, junto à classe política, o município de Major Izidoro, será contemplado com dez máquinas para a produção de ração animal, três tratores equipados e trezentas cisternas.

Reunião acontece nesta segunda-feira (20)

Por: Carlos Mendes
Representantes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste estarão reunidos a partir das 9h30min desta segunda-feira (20), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Major Izidoro, para tratar de assuntos relacionados a dívidas, renegociação e perdão das dívidas contraídas por agricultores da região.

O presidente do sindicato, José Maurício Pereira da Cunha, disse que o encontro vai servir para que os trabalhadores rurais possam tirar dúvidas que ainda restam sobre o perdão das dívidas.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Polo Xucurus se reuniu em Igaci

Por: Carlos Mendes

Os representantes do Polo Xucurus estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Igaci, na sexta-feira (28). Na pauta, vários assuntos relacionados às melhorias para a classe trabalhadora, bem como a implantação de bancos de sementes em vários municípios de Alagoas.

Estiveram presentes os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais dos municípios de Igaci, Palmeira dos Índios, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Major Izidoro, Belém, Chãn Preta, Quebrangulo e Mar Vermelho, além do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva.

A presença do presidente da Fetag serviu que os demais sindicalistas tirassem algumas dúvidas sobre a renegociação e o perdão das dívidas para alguns agricultores que contraíram empréstimos junto aos bancos oficiais. Para Genivaldo Oliveira, é preciso que todos fiquem atentos e passem de forma correta as informações para os agricultores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Major Izidoro, José Maurício, questionou a forma como a AAGRA desenvolve suas ações naquele município. Para ele, as coisas acontecem e o STTR local, legítimo representante dos trabalhadores não é convidada para participar.

Outro assunto discutido durante a reunião foi sobre as ações da Previdência Social em alguns municípios, principalmente em Palmeira dos Índios. A discussão foi levantada pelo Coordenador do Polo Xucurus e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais local, Leonardo Correia. Ele também falou da importância do Polo ter um programa de rádio para divulgar as ações dos sindicatos da região.

A próxima reunião do Polo Xucurus será realizada na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Paulo Jacinto.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Polo Xucurus se reúne em Major Izidoro

Por: Carlos Mendes

Os sindicatos que compõem o Polo Xucurus estiveram reunidos durante a manhã desta sexta-feira (30), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Major Izidoro, na região Sertão do Estado. Durante o encontro dos líderes sindicais discutiram assuntos relacionados à categoria.

Para Leonardo Correia, presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios, e também coordenador do Polo Xucurus, as discussões serviram para esclarecer alguns pontos que estavam ainda sem resposta. Segundo ele, a presença do presidente da Fetag/AL – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva, foi considerada como positiva.

José Maurício, presidente do STTR de Major Izidoro, aproveitou a presença do coordenador do Polo e do presidente da Fetag/AL, para fazer algumas críticas sobre o comportamento da federação, diante de um fato, ocorrido no domingo 25, que segundo ele, o teria deixado magoado, que foi a ida de uma pessoa do município de Major Izidoro para participar do 2º Festival da Juventude, em Brasília, sem a sua devida autorização.

Genivaldo Oliveira disse que nada pode fazer para impedi-lo de viajar, já que ele se prontificou em pagar a sua própria passagem.

A reunião contou ainda com os sindicatos de Major Izidoro, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Quebrangulo, Minador do Negrão, Dois Riachos, Belém, Tanque Darca, Além da Fetag/Alagoas.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

José Maurício participa de audiência pública em Palmeira dos Índios

José Maurício discursa durante o evento
Por: Carlos Mendes
Aconteceu durante a manhã de ontem (2.6.2010), no auditório da Unimed, no São Bernardo Hotel, em Palmeira dos Índios, a segunda Audiência Pública, promovida pela gerência executiva em Alagoas. Durante o evento, foram discutidos vários assuntos relacionados a Previdência Social, a exemplo da importância do Conselho de Previdência Social como possibilidade do diálogo e de controle social. Também foi falado sobre o Programa de expansão do INSS, concurso e nemeação de servidores, como técnico e analista previdênciário, assistente social e médico perito.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Major Izidoro, José Maurício Pereira Cunha, fez um alerta sobre empréstimos oferecidos aos aposentados e pensionistas, por empresas que visam o lucro e não o bem social da sociedade. Ele alegou que o governo federal, através dos programas, tem sempre um benefício que se enquadra no orçamento dos trabalhadores.